Truque nunca visto no basquete: seleção brasileira bloqueou lance livre dos Estados Unidos e se classificou
%3Aformat(jpg)%3Aquality(99)%3Awatermark(f.elconfidencial.com%2Ffile%2Fbae%2Feea%2Ffde%2Fbaeeeafde1b3229287b0c008f7602058.png%2C0%2C275%2C1)%2Ff.elconfidencial.com%2Foriginal%2F49f%2Fd6e%2Ff4a%2F49fd6ef4a93b2aa57a31142b4a71e561.jpg&w=1280&q=100)
Uma situação inusitada ocorreu na quadra de basquete do torneio internacional sub-23 organizado pela FIBA e pela federação canadense e realizado anualmente em Toronto, conhecido como Global Jam.
Aconteceu no Brasil contra os Estados Unidos (representados pela equipe de Georgetown da NCAA ), no último jogo da fase de grupos em que Canadá e Japão também estavam presentes.
O jogo terminou empatado em 74 a 74 faltando cinco segundos para o fim. Um jogador dos EUA teve a chance de colocar seu time em vantagem com seu segundo lance livre, deixando a posse de bola final para o Brasil.
Quando o americano arremessou e a bola se aproximava da cesta, o brasileiro Nathan Mariano saltou para bloquear o arremesso antes que ele tocasse a cesta. Isso resultou na pontuação do arremesso dos Estados Unidos , e uma falta técnica foi marcada para o Brasil , dando aos adversários mais um lance livre.
:format(jpg)/f.elconfidencial.com%2Foriginal%2Fec2%2F5c3%2Fc62%2Fec25c3c620f22af367cf485b6838e043.jpg)
O mais curioso é que tudo foi preparado pela seleção brasileira, que poderia ser eliminada do grupo devido a um possível empate triplo entre Estados Unidos e Canadá, que teria que jogar contra o Japão .
Com essa estratégia, os sul-americanos queriam evitar a prorrogação , pois, se perdessem por 10 ou mais pontos, estariam fora da final. Por isso, preferiram perder pela menor margem possível e garantir sua vaga, já que Canadá e Japão tinham média de -4 em cestas, e os canadenses já haviam perdido para o Brasil. Graças a essa regra, os brasileiros chegaram à final.
UM BLOQUEIO ILEGAL EM UMA COBRANÇA DE FALTA? 🤔
Aconteceu no Global Jam, no Canadá. O Brasil precisava que os EUA marcassem um gol para perder o jogo e se classificar. https://t.co/Un3dzMplTe
-Gerard Solé (@gsole14) 17 de agosto de 2025
O técnico do Canadá, Dave Smart, disse sobre a mudança: “ Para ser sincero, não gosto da regra. Eles não queriam ir para a prorrogação e possivelmente perder por 12 pontos, então é assim que as coisas são. Nos colocamos nessa posição depois de perder para o Brasil, e é assim que funciona. Eles tinham essa vantagem porque nos venceram, então não vou reclamar. Se você é estupidamente competitivo e não gosta de perder, provavelmente deveria.”
El Confidencial